quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

(outubro de 2009) Sindicato encaminha Individualização


Desde 2000 existem os contratos grupais para aquisição de benefícios através do Pronaf. A parti daí as famílias que historicamente eram excluídos do credito, puderam acessar os recursos subsidiados e desenvolver suas propriedades. Ferramenta principal que ajudou a estagnar o êxodo rural, trazendo e mantendo o jovem no campo.
Todas as contratações eram grupais, pois assim se eliminava a exigência de garantias por parte dos agentes financeiros. Porém com o passar dos anos isso trouxe alguns problemas residuais, pelas mais diversas razões. Devido a isso algumas pessoas não vêm honrado seus compromissos junto ao Banco do Brasil e outras instituições.
A partir dessas dificuldades, os agricultores com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Cruzeiro do Sul, se mobilizaram para conseguir a individualização dessas dividas, ou seja, cada um a partir desta conquista, responderia por sua parte da divida perante as agencias, não tendo mais compromissos com eventuais não pagadores.
Isso se tornou realidade dia 26 de agosto, com a publicação da resolução 3775 do Banco Central do Brasil, que regulamentou a medida, onde as Instituições financeiras ficam autorizadas a efetuar a individualização das operações grupais e coletivas de investimento do Grupo “C” do Pronaf.
O STR está realizando o pedido de individualização, sendo que cada agricultor que queira individualizar sua divida deverá comparecer ao Sindicato de Cruzeiro do Sul até o dia 30 de outubro, para preencher o termo de adesão. Para tanto é necessário vir munido de CPF, sendo que cada agricultor deve fazer sua própria adesão. No município somente o STR esta realizando esse procedimento. O presidente do Sindicato, Marcos Hinrichsen salienta que esta foi uma grande bandeira de luta para valorizar o homem do campo que se empenha, capricha e que realmente quer honrar seus compromissos, ou seja, suas dividas. Neste sentido sendo este o grande favorecido. No município devem ser beneficiadas cerca de 600 famílias.

Foto Divulgação/Marcio Steiner

Nenhum comentário:

Postar um comentário