quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

(19.08.09) Encaminhamento de Custeio


Desde quinta-feira, dia 06 de agosto, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Cruzeiro do Sul está efetuando o encaminhamento dos Custeios para plantiu da nova safra, através do Sicredi.
Os agricultores interessados podem procurar a presidência do Sindicato, através de Marcos Antônio Hinrichsen. Os produtores precisam trazer a documentação pessoal, escritura da terra ou contrato de arrendamento. É feito um croqui, para localização da propriedade, como chegar até a mesma e onde serão implantadas as culturas financiadas. “Importante cada produtor trazer um rascunho para uma boa identificação da lavoura, dessa forma agilizando o encaminhamento”, destaca o presidente. Hinrichsen destaca ainda outros lembretes importantes para o êxito na hora da solicitação: guardar as primeiras vias das notas de compra dos insumos, que devem estar em nome da pessoa financiada, e com data compatível com utilização dos mesmos e evitar a erosão, conservando práticas de conservação do solo.
Os agricultores que nunca utilizaram o beneficio, devem em primeira mão, procurar a agencia bancária para retirar uma autorização para o encaminhamento junto ao Sindicato. Os agricultores que já utilizam, não é necessário este procedimento.
Junto ao Sindicato é possível o encaminhamento de até R$12 mil. Sendo estes livres de analise química e física do solo. Acima deste valor, o processo dever ser feito junto a Emater-RS/Ascar. O beneficio pode ser encaminhado até setembro próximo.
Todos os agricultores que financiam o Custeio pelo Pronaf tem adesão automática ao seguro do Proagro, que garante cobertura para eventos como seca, granizo, vendaval, geada, variação de temperatura e chuva excessiva. Mais dúvidas podem ser tiradas através de um folder a disposição junto ao STR, Emater ou na agencia do Sicredi.
O casal de agricultores, Gilmar Antônio de Borba e a esposa, Márcia Inês, moradores da localidade de Arroio Grande usufruem o beneficio há mais cerca de 10 anos. Eles cultivam fumo, aipim, milho e gado de corte numa área de 13 hectares.
Segundo o casal, é um auxilio importante em uma época que o colono faz pouco dinheiro. “Precisamos comprar as sementes, mudas e gastar ainda em mão de obra. Vem em boa hora. Estamos muito satisfeitos com esse auxilio”, comentam os Borba que encaminharam o Custeio junto ao Sindicato na ultima terça-feira, dia 18.

Foto Marcio Steiner

Nenhum comentário:

Postar um comentário