quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

(novembro de 2009) Reunião debate alimentos mais saudáveis para escolas


Na terça-feira, dia 24, ocorreu a primeira reunião para debater a compra por parte do município, através da secretaria municipal da educação, os alimentos usados para merenda escolar. Sendo que a partir de 2010 faz-se obrigatório os municípios adquirirem pelo menos 30% destes junto a agricultura familiar.
Neste sentido, foi organizada uma reunião entre agricultores, Emater-RS/Ascar, Secretarias Municipais da Educação e Administração e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Cruzeiro do Sul, afim de implantar o programa.
No encontro foi debatido a disponibilidade dos produtos produzidos em Cruzeiro do Sul e a época de produção de cada. Sendo que o cardápio estará de acordo com a cultura da época, conforme elaboração da nutricionista do município Fabiana Luiza Kolling.
Os produtos que serão adquiridos junto aos agricultores do município serão: beterraba, cenoura, repolho, couve-flor, brócolis, moranga, alface, rabanete, pepino, melado, chimia, laranja, bergamota, mel, limão, aipim, arroz, farinha de milho, entre outros.
Dar-se-á o enfoque aos produtos produzidos de forma orgânica, ou seja, sem uso de agrotóxicos, sendo que a Emater-RS/Ascar fará o acompanhamento deste processo, conforme combinado na reunião.
O STR irá organizar os agricultores e também a infra-estrutura e logística de fazer a entrega junto aos educandários. “Essa é uma conquista importante e histórica para os agricultores, podendo trazer renda, abrir outros mercados e diversificação da propriedade. Tendo o suporte e acompanhamento para sair do veneno, resultando no final em qualidade de vida para o agricultor e principalmente para as crianças”, destaca o presidente do STR, Marcos Hinrichsen.

Foto Marcio Steiner

Nenhum comentário:

Postar um comentário