quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

(outubro de 2009) Agricultores encaminham recebimento de milho emergencial


Estiveram reunidos na ultima quinta-feira, dia 08, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Cruzeiro do Sul, os agricultores que serão beneficiados com aquisição de milho pelo preço mínimo, através da Conab. O programa foi conquistado a partir da mobilização dos agricultores familiares do Estado, organizados nas diferentes entidades representativas e com apoio da Famurs em decorrência da falta de chuvas e que provocou a escassez de alimento, ou seja, pasto e outros, aos animais das propriedades, no final do ano passado.
Neste sentido, o governo federal criou um programa de venda de milho ao preço mínimo para as famílias dos municípios atingidos pela estiagem e que decretaram o Estado de Emergência. Na região, Cruzeiro do Sul foi um dos contemplados com a medida. Sendo que cada agricultor pôde fazer a aquisição de até 100 sacas de milho ao valor de R$16,50 a saca. Deverão ser adquiridas em torno de três mil sacas no município, beneficiando em torno de 60 agricultores.
No município, fez-se também um a parceria com a prefeitura para o transporte deste grão até as propriedades dos agricultores enquadrados. Salvo que o frete não terá custo nenhum aos produtores.
O presidente do STR, Marcos Hinrichsen, ressalta que esta é mais uma conquista dos agricultores ligados ao Sindicato, que acreditam na organização e que isto possibilita aos mesmos a diminuição de custos e por conseqüência agregar renda nas pequenas propriedades no sentido de haver um equilíbrio econômico e também uma maior qualidade de vida á família e sua propriedade.
Segundo o prefeito em exercício, José Iran Maria, isso demonstra que realmente a administração tem muita preocupação com a agricultura do município e que os agricultores tenham o menor prejuízo possível. Para tanto o município vai disponibilizar um caminhão para o transporte do milho até as propriedades dos agricultores beneficias. “Esta foi e é uma luta da administração, Sindicato e trabalhadores rurais, que por diversas vezes estiveram reunidos em Porto Alegre, juntamente com outros municípios atingidos pela seca, para fazer com que os nossos agricultores, tivessem o menor impacto negativo da seca”, destaca Maria.
O prefeito ressalta ainda, que o município está recebendo do governo federal através do Estado, mais uma Retroescavadeira para abertura de pequenos reservatórios de água para os agricultores e principalmente os atingidos pela seca. Maquina que deve chegar, conforme o estado, entre o final deste ano e inicio do outro. Uma vez que a demora se deve a muitos municípios estarem mudando o objeto da destinação dos recursos, de rede de água para Retroescavadeira.

Foto Marcio Steiner

Nenhum comentário:

Postar um comentário