quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

(novembro de 2009) Milho emergencial chega em solo cruzeirense


Começou a chegar no município, o milho aos agricultores que serão beneficiados com aquisição do produto pelo preço mínimo, através da Conab. O programa foi conquistado a partir da mobilização dos agricultores familiares do Estado, organizados nas diferentes entidades representativas e com apoio da Famurs em decorrência da falta de chuvas e que provocou a escassez de alimento, ou seja, pasto e outros, aos animais das propriedades, no final do ultimo verão.
Neste sentido, o governo federal criou um programa de venda de milho ao preço mínimo para as famílias dos municípios atingidos pela estiagem e que decretaram o Estado de Emergência. Na região, Cruzeiro do Sul foi um dos contemplados com a medida. Cada agricultor pôde fazer a aquisição de até 100 sacas ao valor de R$16,50 cada. São cerca de 200 toneladas de milho que vem para Cruzeiro do Sul.
No município, fez-se também um a parceria com a prefeitura para o transporte deste grão até as propriedades dos agricultores enquadrados. Salvo que o frete não esta tendo custo nenhum aos produtores.
O presidente do STR, Marcos Hinrichsen, ressalta que esta é mais uma conquista dos agricultores ligados ao Sindicato, que acreditam na organização e que isto possibilita aos mesmos a diminuição de custos e por conseqüência agregar renda nas pequenas propriedades no sentido de haver um equilíbrio econômico e também uma maior qualidade de vida á família e sua propriedade.
O prefeito Rudimar Müller destaca o milho como uma manutenção, a garantia de alimentação dos animais das propriedades. Garantindo que a administração esta sempre disposta a almejar o melhor ao homem do campo, responsável pela alimentação da área urbana.
Já o vice-prefeito José Iran Maria ressalta que o setor primário é uma das prioridades da administração e o intuito é de ver os agricultores bem, sem precisar passar por dificuldades. “O transporte esta sendo feito a pedido do Sindicato que é de fundamental importância para que os agricultores alcancem os benefícios junto ao governo”, diz Maria, lembrando ainda da retroescavadeira que também é uma conquista que vem através do decreto e que irá facilitar o trabalho na questão reservatórios de água e outros na prevenção contra futuras estiagens.

Foto Marcio Steiner

Nenhum comentário:

Postar um comentário