terça-feira, 27 de abril de 2010

(Abril de 2010) Concretizando sonhos durante a 4ª Festa do Aipim




As três agricultoras responsáveis pelas “Delícias da 4ª Festa do Aipim”, Claude Lazzaron do bairro Glucostarck, Carmem Jung de Boa Esperança e Maria Denice Sebastiani da localidade de 25 de Julho, estão conseguindo concretizar o sonho de melhorarem suas condições de trabalho graças à parceria estabelecida entre Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Cruzeiro do Sul, EMATER/RS-ASCAR e Banco do Brasil, agência de Lajeado.
A aquisição de fornos e amassadeiras facilitou a tarefa de preparar pães, cucas e roscas, além de aumentar a produtividade. Graças a isto, muitos visitantes da Expocruzeiro 2010, puderam saborear as delícias preparadas por elas e suas equipes, e comercializadas durante a feira.
Este foi o primeiro passo para a concretização de um sonho comum às três: a organização de uma pequena agroindústria, onde possam preparar seus produtos de forma mais confortável e mais adequada às exigências dos consumidores.
A parceria tem por objetivo unir esforços para desenvolver ações de incentivo aos agricultores, e foi proposta pelo banco, através de seu projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável.
A intenção é ampliar as ações para a área de produção, beneficiando produtos orgânicos de hortaliças, aipim, frutas e outros produtos da agricultura familiar. A realização de um seminário sobre a cultura do aipim, também durante a EXPOCRUZEIRO 2010 , foi resultado deste trabalho conjunto e marcou o início de um projeto de melhoria da cultura, que é tão importante para os agricultores de Cruzeiro do Sul.

Fotos Marcio Steiner

Nenhum comentário:

Postar um comentário