quinta-feira, 6 de maio de 2010

(Maio de 2010) Produção de nozes gera renda e é ambientalmente correta





São vários os exemplos de produção agrícola ecologicamente correta, mas um dos meios mais atípicos, que é realidade há vários anos em Cruzeiro do Sul é a produção de nozes. São poucos os produtores que comercializam o fruto em Cruzeiro do Sul, ao todo em torno de 60 hectares de terra cultivada, mas estes dão exemplo de que o negócio é bom e mostram dedicação e preocupação com o meio ambiente.
Uma família que trabalha com o negocio há cerca de 15 anos, mas que há cinco possui seu próprio mato de nogueiras na localidade de Linha Lotes é a de José Carlos e Maria Teresinha de Mattos. Com três hectares de terra, a propriedade comporta hoje 180 pés de nozes, de varias espécies, que representaram no ano passado mais de 1,4mil quilos do fruto.
Para este ano a expectativa não é das melhores quanto a produção, mas isso não desanima a família. Segundo José Carlos, a produção em 2010 não deve alcançar os 500 quilos. “Estamos cientes de que um ano se produz mais e outro menos. Além disso, a chuva muito intensa também prejudicou um pouco a produção. Contudo o que colhemos no ano que passou nos proporcionou uma renda muito satisfatória e acima do esperado”, revela. O produto foi comercializado na oportunidade a uma média de R$20 o quilo sem casca e R$6 com casca. Maria Teresinha ressalta que o mercado é excelente. “Este ano, devido à baixa produção, deve faltar produto no mercado. O que também irá valorizar ainda mais a fruta”, percebe a agricultora frisando que o principal mercado da família é uma agroindústria do município de Arroio do Tigre.
Porém o que mais se destaca, assim como é possível em todas as propriedades com esse tipo de cultivo, é a oportunidade de consorciar a produção com outra coisa, no caso da família Mattos de Linha Lotes, o gado. Hoje são 72 cabeças que caminham livremente entre as nogueiras. Tendo em vista que após a colheita das nozes, é possível ainda semear pastagem, como o azevem, o que auxilia na alimentação do rebanho.
Contudo um dos pontos que mais agrada a família Mattos é o beneficio a saúde que o modo escolhido de trabalho trás. “Neste caso não precisamos utilizar nenhum tipo de agrotóxico. Somente esperar que a árvore carregue, deixar que os frutos caiam e após juntar para descascar ou não e comercializar. Além disso sempre trabalhamos protegidos do sol, o que também ajuda bastante, assim também como para os animais que possuem sombra em abundância”, completa José Carlos, que revela adiante querer aumentar a área plantada em um hectare, ou em torno de 60 pés.
Para o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Cruzeiro do Sul, cujo presidente, Marcos Antônio Hinrichsen, esteve visitando a propriedade da família associada, este é um exemplo que deve ser seguido por outros, pois além de uma renda garantida com baixo custo, a família vive em harmonia com a natureza, sem se expor aos agrotóxicos e preservando o meio ambiente”, diz o presidente.

Fotos Marcio Steiner

Nenhum comentário:

Postar um comentário