terça-feira, 15 de junho de 2010

(Junho de 2010) Jovem mostra que o campo é o melhor lugar



Um dos grandes problemas que se enfrenta no campo hoje é o êxodo dos jovens. Na maioria dos casos, assim que completam a maior idade os jovens se afastam da casa dos pais no interior e se fixam na cidade, onde trabalham por um salário mensal fixo, perdendo o contato com a natureza e defasando a atividade primária que é um dos principais valores da humanidade, pois é o campo que alimenta a cidade.
Contudo ainda temos exemplos fiéis de jovens que não pretendem sair da roça tão cedo. Um é Maicon Rodrigo de Azeredo Coutinho. Ele tem 24 anos e trabalha com a família na localidade de Linha 22 de Novembro, interior de Cruzeiro do Sul.
Um exemplo de seu amor pela atividade é a junta de bois que mantém. O jovem adquiriu a dupla chamada de Mineiro e Graúdo há cerca de dois anos e meio. Desde então os trata com muito carinho e usa a dupla no cultivo de aipim, milho e fumo na propriedade da família. Os animais impressionam pelo seu tamanho e mansidão. Maicon não sabe dizer exatamente a que isso se deve, mas acredita que é o carinho e cuidado que tem pelos bois, da raça Zebu. Hoje os animais estão com quatro anos e meio, mas a confiança e respeito é tanta entre dono e animal, que o proprietário monta em ambos como se fossem cavalos.
O pai de Maicon, Flávio, que ainda possui outro filho, Maiqui de 17 anos, se diz orgulhoso, pois além de poder ensinar tudo o que sabe para os filhos, revela que isso garante a mão de obra familiar na propriedade. “O interesse deles pelo campo pode ser percebido pelo fato de alem da terra que nos pertence, terem arrendado em torno de 12 hectares para cultivarem a parte”, diz o pai.
Isso tem um significado muito positivo para o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), a qual a família Coutinho é associada. “O sindicato percebe que onde há jovens no campo é sinal de que a atividade familiar irá ainda se estender e estar garantida por muitos anos, beneficiado o próprio jovem e principalmente a comunidade em geral”, salientou o presidente Marcos Hinricksen, que visitou a propriedade.

Fotos Marcio Steiner

Nenhum comentário:

Postar um comentário