sexta-feira, 18 de junho de 2010

(Junho de 2010) Frutos orgânicos na mesa das crianças


Com um pomar de cerca de dez anos, o agricultor Frederico Nyland, mais conhecido como Fritz, da localidade de Linha 22 de Novembro, produz em aproximadamente dois hectares de terra, Laranja, Bergamota e Limão.
O diferencial deste produtor é que há cerca de dois anos ele resolveu produzir sem o uso de agrotóxicos, obtendo um alimento mais saudável à comunidade. Antes usava defensivos que faziam mal principalmente à sua saúde, pois lidava de forma direta com o veneno.
Agora a adubação da lavoura é feita com esterco de porco e adubação verde, garantindo a saúde do consumidor, produtor e o equilíbrio ecológico. Fritz diz que outro ponto positivo é a renda com a produção, pois segundo o agricultor o produto é muito mais valorizado. Desde o final do ano passado, o produtor fornece também seus produtos para as escolas do município, garantido desta forma mais qualidade na mesa das crianças.
Para o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de (STR) de Cruzeiro do Sul, a compra da merenda escolar, principalmente orgânicos, da Agricultura Familiar é uma grande conquista das organizações do campo. “Desta forma podemos proporcionar e estimular a produção de alimentos, tanto para subsistência, bem como a compra garantida do excedente. Também os pais podem ficar tranquilos quanto a qualidade dos produtos, que são livres de uso de veneno. Assim garantimos a saúde tanto de quem consome, como daquele que produz”, destaca o presidente do Sindicato Marcos Antônio Hinrichsen.

Foto Marcio Steiner

Nenhum comentário:

Postar um comentário