terça-feira, 15 de junho de 2010

(Junho de 2010) Conab realiza reunião com Sindicatos em Cruzeiro do Sul


Estiveram reunidos no dia 27 de maio, junto ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Cruzeiro do Sul, representantes da Regional Sindical Vale do Taquari, sindicatos de vários municípios, assim como secretários de Agricultura e Emater/RS-Ascar. Após uma reunião no dia 19 de maio, em Porto Alegre, entre STRs da região, superintendência e gerencia da Conab, o intuito foi trazer o Programa de compra de Alimentos para doação simultânea para região. Desta forma beneficiando agricultores na comercialização de sua produção, bem como famílias em situação de risco alimentar com produtos da Agricultura Familiar.
Na capital, sentiu-se que poderia ser possível a criação de projetos aqui no Vale. Neste sentido ficou agendada reunião na semana passada onde esteve presente a direção da Conab para o Vale, a fim de aprofundar os debates, onde houve por parte destes uma explanação de como funciona o Programa. O assunto foi aprofundando, assim como também foi discutida a questão da merenda escolar, quais os produtos que podem ser comercializados, higienização e as entidades que podem fazer parte do programa. A partir disto ficou a região de iniciar alguns projetos. Lembrando que em Cruzeiro do Sul há um em processo em desenvolvimento o qual passa por avaliação.
Segundo o Presidente do Sindicato de Cruzeiro do Sul, Marcos Antonio Hinrichsen, esta matéria do Governo Federal, tanto para os nossos agricultores bem com para as famílias em situação de risco alimentar, é fundamental, pois beneficia ambos. Cada família de agricultores enquadrados no programa pode comercializar até R$4,5mil por ano em produtos alimentícios, propiciando produção de comida e também geração de renda. Haja vista que e os beneficiados com os alimentos recebem um produto de qualidade, produzido na própria região.
Ouve uma participação significativa de STRs da região e por ultimo os representantes da Conab receberam uma cesta de produtos produzidos em Cruzeiro do Sul, os quais existem para ser comercializados no programa Fome Zero e também para a merenda escolar.

Foto Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário