segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

(Fevereiro de 2010) STR alerta agricultores para acionamento de seguro



No último dia 16 de janeiro, muitos agricultores enfrentaram mais uma vez o mal tempo que assombrou suas lavouras. Desta vez o granizo, que segundo relato dos próprios agricultores durou cerca de meia hora, trouxe grandes prejuízos para muitos produtores das localidades Boa Esperança, São Rafael e Picada Augusta, principalmente. Plantações de milho, soja, aipim, cana de açúcar, fumo e pastagens foram as mais atingidas.
Entre as famílias que sofreram com o mau tempo está a de Carlos e Regina Sehn que cultivam cerca de 30 mil pés de aipim. Os produtores estimam perda que gira em torno dos R$30mil. Os Sehn também cultivam fumo que já havia sido todo colhido antes da tempestade, ao contrário de muitos agricultores que perderam boa parte de sua produção.
Outra vitima das precipitações foi Roque Dullius. O agricultor que teve praticamente toda sua plantação de soja atingida, cerca de 20 hectares, tem esperança de que a planta se regenere e possa trazer uma boa colheita, caso o clima favoreça daqui em diante. O agricultor também cultiva cerca de cinco hectares de milho, os quais também foram atingidos pelo granizo e poderão ser utilizados somente para pasto. “Foi realmente impressionante o que o granizo provocou, porém temos esperança e vamos lutar para dar a volta por cima”, diz Dullius.
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Cruzeiro do Sul preocupado com mais esta situação tão delicada que muitas famílias do campo estão passando neste momento, aproveita para comunicar que os agricultores que financiaram o plantio da safra 2009/2010 através do Pronaf Custeio, que estão amparados pelo Seguro da Agricultura Familiar (Proagro Mais). Os que foram atingidos e tiveram perdas acima de 30% da lavoura financiada por enxurrada, tromba d`água ou granizo, podem se dirigir as agencias bancarias onde encaminharam seus empréstimos, para acionarem o seguro.
Vale lembrar que o Agricultor deve apresentar as notas fiscais de compra dos insumos (adubos, sementes e serviços) no momento da vistoria e em nome da pessoa contratante do financiamento, bem como ficar atento ao Croqui (mapa da área) se de fato a área atingida confere com o mesmo.

Fotos Marcio Steiner

Nenhum comentário:

Postar um comentário