quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

(Fevereiro de 2010) Sindicato fará cadastro florestal


Agricultores que trabalham com silvicultura - produção de árvores como eucalipto, pinus iliote e acácia negra – além de produção de carvão vegetal tem até o dia 31 de março para fazer o cadastro florestal, necessário para poder vender a lenha e o carvão produzidos em sua propriedade. Inclusive os que realizaram cadastros novos até dezembro último, precisam mais uma vez se cadastrar. Caso não seja feito, o agricultor terá que arcar com uma multa que gira em torno de R$1,5mil. Lembrando que o agricultor que usa algum desses tipos de produção para consumo próprio, não necessita de cadastro. Ele é necessário somente para quem comercializa.
Para realizar o cadastro é necessário trazer documentos pessoais, se casado os documentos do cônjuge, número do talão de produtor e se for o caso contrato de arrendamento.
O sindicato é o único no município autorizado a fazer o procedimento, sendo que foi proporcionado um treinamento junto a Federação de Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag) em Porto Alegre. Na ocasião foi explicado como se usa o programa necessário para os procedimentos e duvidas freqüentes do Sindicato e futuras dos agricultores.
Os produtores devem procurar a secretaria do STR em horário de expediente, das 7h30 às 11h30 ou das 13h às 17h, com a responsável Tatiane Schmitt.
Lembrando que os cadastros junto ao Sindicato poderão ser feito somente para pessoas físicas. Empresas devem procurar o Departamento Florestal (Defap) localizado no município vizinho de Lajeado.

Foto Marcio Steiner

Nenhum comentário:

Postar um comentário