sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

(Fevereiro de 2010) Cruzeirenses na Romaria da Terra


Como de tradição no dia de Carnaval é realizada anualmente a Romaria da Terra. Este ano o encontro dos romeiros foi no município de Santa Maria na ultima terça-feira, dia 16. Está que foi a 33ª edição foi realizada no Santuário da Medianeira. Cerca de 12mil fiéis estiveram presentes na caminhada que teve como tema principal “Quilombos: Terra, Trabalho e Inclusão”.
Foram abordadas várias questões, mas o grande foco foi a criação de políticas publicas pra um maior reconhecimento dos grupos quilombolas existentes no Brasil, tendo esses acesso a terra, trabalho, crédito, saúde, e outros, podendo produzir e viver com dignidade. No ponto de vista dos participantes, isso demonstra o avanço da sociedade e a conquista deste povo sempre tratado com inferioridade e que está se inserido com força e como merece nas ações sociais.
De Cruzeiro do Sul, caracteristicamente muitas pessoas costumam se fazer presentes no encontro e nesta oportunidade não foi diferente. Organizados pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Paróquia São Gabriel Arcanjo e Martin Luther, os cruzeirenses foram a Santa Maria com cerca de 40 pessoas.

Foto Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário