sexta-feira, 12 de março de 2010

(Março de 2010) Inicia a safra de arroz em Cruzeiro do Sul


Iniciou na ultima quarta-feira em Cruzeiro do Sul a colheita de um dos alimentos mais consumidos no Brasil e no mundo. O arroz alimenta mais da metade da população humana mundial. É a terceira maior cultura cerealífera do planeta, apenas ultrapassada pelo milho e trigo. Segundo dados, o Brasil é o nono maior produtor do mundo, com 13 milhoes de toneladas anuais, sendo que o maior é a China com 185 milhoes. No país, o municipio de Uruguaiana é o primeiro colocaldo no ranking com uma produçao superior a 590mil toneladas. Em Cruzeiro do Sul são cultivados cerca de 750 hectares do grão, sendo colhidas em média 6,3 toneladas por hectare.
Quem está eufórico com a produção de sua lavoura neste ano é o agricultor Domingos Salvaro da localidade de Desterro, interior de Cruzeiro do Sul. O granjeiro que é um dos maiores do município, cultiva 210 hectares de arroz e diz que o resultado deste ano esta melhor que no ano que passou. Segundo ele, desta vez serão colhidos em torno de 33mil sacas do produto, enquanto que no ano anterior foram 30mil. Uma média hoje, de 160 sacas por e hectare.
Salvaro que trabalha com Arroz a cerca de 40 anos e alem de colher também trabalha com a secagem e armazenamento do grão em casca, destaca que nos últimos cultivos, está utilizando o arroz germinado, o que segundo ele, traz um retorno maior do que da forma tradicional de plantar, na terra seca. “Onde antes colhíamos em média 80 sacas por hectare, agora chegamos até nas 200”, revela.
O produtor comenta também sobre o preço do produto que ainda não é satisfatório, mas que deve aumentar devido a baixa produção num geral. “Municípios que são grandes produtores de arroz tiveram muita perda devido a enchente. Inúmeras lavouras foram totalmente destruídas. Isso deve valorizar mais o produto”, analisa.
Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Cruzeiro do Sul, Marcos Antônio Hinrichsen, que esteve na propriedade de Salvaro, está é uma parte importante para a economia do municipio e mostra que de fato Cruzeiro do Sul possui uma produçao diversificada. Produtores exemplares, fazendo um bom cultivo e repassando a populaçao um produto de boa qualidade.

Foto Marcio Steiner

Nenhum comentário:

Postar um comentário