terça-feira, 17 de agosto de 2010

(Agosto de 2010) ECOVALE completa dez anos


Recentemente a ECOVALE – Cooperativa Regional de Agricultores Familiares Ecologistas Ltda comemorou seus 10 anos de existência. O ato contou com celebração conduzida pelo pastor sinodal Valdir Trebien, vice-pastor sinodal Leonídio Gaede e pastor voluntário da Pastoral Rural, Erno Feiden seguida de almoço a base de produtos ecológicos e festa de confraternização entre associados da ECOVALE, consumidores, apoiadores, simpatizantes, entidades parceiras e autoridades dos municípios de Vale do Sol e Santa Cruz do Sul. A história da Cooperativa é muito rica e está estreitamente ligada a atuação do CAPA – Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor, nos vales do Rio Pardo, Jacuí e Taquari.
Atualmente a ECOVALE conta com 65 cooperados, dos quais 25 são mulheres, organizados em 5 núcleos, nos municípios de Vale do Sol, Candelária, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires. Conta com unidades de beneficiamento (agroindústrias) de: arroz e cereais, erva-mate, panifícios, derivados da cana de açúcar e mel. Seus produtos são colocados na alimentação escolar em Vale do Sol, Cruzeiro do Sul e Teutonia. Além disto, comercializa seus produtos em diversos pequenos estabelecimentos em todo o Rio Grande do Sul e mesmo fora do Estado.
Cabe destacar ainda a relação com algumas entidades parceiras, como os Sindicatos de Trabalhadores Rurais (STR) de Cruzeiro do Sul e Arroio do Meio, que abriram espaços especiais em seus supermercados para os produtos da ECOVALE na perspectiva de colocar a disposição de seus clientes alimentos produzidos de forma ecológica e incentivar a produção ecológica entre os seus associados. Segundo o presidente do STR de Cruzeiro do Sul, Marcos Antonio Henrichsen, o Sindicato é parceiro da ECOVALE e CAPA nesta proposta de produção alternativa ao agronegócio que, seu entendimento, é essencial para a sobrevivência da Agricultura Familiar, com a produção de alimentos de qualidade para a sua própria subsistência e ao mesmo tempo colocá-los à disposição da população urbana.

Foto Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário