quinta-feira, 22 de julho de 2010

(Julho de 2010) Sindicato alerta para combate de parasitas


Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) alerta para a importância da desverminação bovina neste período de meses mais frios. Segundo o Técnico agrícola, Diago Felipe Diel nesta época de mudança da alimentação e clima, os animais sofrem mais se chegam a ser contaminados com vermes e parasitas.
Vários são os fatores os quais facilitam a proliferação de doenças, até mesmo a pastagem. Com isso o animal pode ter fraqueza, descalcificação, tristeza bovina e outros males, transmitidos principalmente por vermes e parasitas. Segundo o técnico, esta época não é considerada a mais fácil para o tratamento, mas neste período o animal não sofre tanto, nem fica tão debilitado.
Salienta que o produtor não deve usar sempre o mesmo vermífugo, pois o parasita passa a criar resistência, assim também como usar na dosagem correta. Também manter os potreiros e pastagens bem roçados e manejo de pastagem com piquetes, não deixando animal sempre no mesmo local, usando o produto correto para cada ocasião. “Muitos produtores acham que o mesmo medicamento pode controlar todo o tipo de verme, o que não ocorre, pois todos precisam de um tratamento específico. Ainda devemos respeitar a carência de cada produto, ou seja, o tempo sem vender o produto derivado do animal tratado”destaca Diel.
O técnico recomenda fazer tratamento do animal a cada três ou quatro meses. Se fizer somente uma vez por ano não tem a mesma eficiência. Hoje já se percebe a presença de doenças que predominavam em apenas uma estação, em todas as épocas, sendo importante fazer o tratamento a cada mudança de estação.
A agropecuária do Sindicato oferece aos agricultores uma linha completa de medicamentos. A Veterinária responsável pelo mesmo é, Kelen Adriana Henriques. Lembrando que o produtor também pode consultar com seu veterinário de confiança.

Foto Marcio Steiner

Nenhum comentário:

Postar um comentário